22.8.10

Pão de Queijo Mineiro

Essa receita eu aprendi com a caseira de uma fazenda lá de Santo Antônio do Monte, cidadezinha fofa de Minas Gerais. Eu AMO pão de queijo, mas assim, não esses congelados... ou de super mercado que quase não tem queijo, e por isso que eu sou louca nessa receita, vai meio kg de queijo Araxá!!!
Mas assim, vou colocar meia receita, que dá muita coisa, mesmo!


Ingredientes:

  • 500g de polvilho azedo
  • 2 copos de leite
  • 1 col. de sobremesa de sal
  • 250g de queijo araxá
  • meio copo de óleo
  • 2 ovos
  • 1 col. de sobremesa de fermento em pó

    Rale o queijo. Ferva o leite com o óleo e o sal. Despeje essa mistura no polvilho azedo dentro de uma vasilha grande, junte o queijo araxá ralado e misture bem com uma colher de pau. Espere esfriar, coloque os ovos e misture com as mãos, perceba se a massa está grudenta de mais, se estiver, você pode colocar aos poucos, amido de milho (se não tiver mais polvilho, como aconteceu comigo da ultima vez). Coloque o fermento e misture mais um pouco. Pré aqueça o forno (médio).
    Ai é o seguinte, você pode fazer de duas formas. Ou você coloca na geladeira e espera um bocado, pra daí fazer as bolinhas quando a massa estiver mais  fácil de se mexer, ou, se você estiver morrendo de vontade de assar logo, pra poder experimentar seus pãezinhos, você pode fazer com duas colheres as bolinhas, que não precisam ser perfeitas, elas meio que se "ajeitam" quando vão ao forno.
    Não precisa untar a forma, só deixe um espaço de pelo menos 3cm entre cada pão de queijo.
    Aumente o forno para alto, e asse por mais ou menos 20 min ou até que estejam corados.

    Ps: Também fiz alguns no forninho elétrico, ficaram lindos!!! Mais que os do forno convencional...
    Ps2: Também dá pra congelar tanto a massa inteira como as bolinhas.


    2 comentários:

    1. Nossa que delíiiicia! Fiquei morrendo de vontade! Mas hein, esse queijo Araxá, onde compra? Aqui no Paraná nunca ouvi falar desse queijo o.O.

      Beijoss

      ResponderExcluir
    2. Oi July,
      Esse queijo eu sempre compro na feira, ele parece um queijo minas meia cura, sabe? Acho que dá pra substituir até...ou pelo minas padrão ou por qualquer meia cura mesmo...

      Bjoss

      =]

      ResponderExcluir