7.8.10

O tal do Rosbife



A primeira vez que eu fiz essa receita, ela acabou em questão de horas, e na mesma semana, tive que fazer mais duas vezes (sabe como é né, quando é novidade, todo mundo só quer comer a mesma coisa em todas as refeições hahaha). E ai vieram os pedidos, do cunhado, do pai, de amigos, então, acho que o Rosbife merece um espacinho aqui né?
E o melhor dessa receita é que ela é muito versátil, você pode substituir os temperos, a carne, acrescentar qualquer tempero que você goste, etc.

É o seguinte:

Limpe bem uma peça de file mingnon ou lagarto ou alguma outra de sua preferência, o importante é que deve ser uma carne sem muita nervura dentro e deve ser uma peça grossa.
Faça furinhos na carne inteira e coloque pedacinhos pequenos de alho dentro, tempere com sal,  pimenta do reino, páprica picante e cominho. Amarre em volta da carne com um barbante raminhos de manjericão, alecrim, salsinha e cebolinha. Coloque a peça dentro de um saco plástico, regue com azeite, ponha umas 3 colheres de shoyu, molho inglês, uma canela em pau e meia cebola cortada em pedaços grandes. Tente tirar o máximo de ar de dentro do saco e feche bem. Deixe na geladeira por 24h mais ou menos.

Depois desse tempo, aqueça muito bem uma panela com azeite e manteiga, retire tudo que esta preso a carne mas não jogue fora. Frite-a bastante de todos os lados, bastante mesmo!
Coloque a carne em uma assadeira e leve ao forno alto por uns 15 minutos (o tempo varia de acordo com o que você pretende, mais crua e vermelinha por dentro ou mais passada, com 15 minutos, ela fica bem vermelha).
Bom, seu Rosbife está pronto, vamos ao molho!

Pegue tudo que estava temperando a carne e coloque na mesma panela que você a fritou (se a manteiga tiver queimado, jogue fora o excesso) acrescente mais ou menos meio litro de agua, uma taça de vinho tinto seco, e meia cebola picada. Espere evaporar bem, retire tudo de dentro da panela menos a cebola e se ainda estiver muito liquido, junte uma colher de farinha de trigo ou amido de milho, acerte o sal.

Está tudo pronto, agora você pode servir o Rosbife tanto quente com o acompanhamento que quiser, como pode esperar esfriar e fatiar bem fino para fazer sanduiche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário