16.8.11

Tartar de Salmão com salada de Radicchio



Eu sou amante de comida crua, sério, peixes, file mignon, legumes... o salmão mesmo, é um peixe que eu só como se for cru. E eu acho Tartar um prato super fofo, chique, leve e é a coisa mais fácil de se fazer no mundo. Qualquer leigo que mal frita um ovo, pode fazer um Tartar como entrada pra acompanhar um vinho, ou mesmo como prato principal, por que não?

E pra fazer é o seguinte:


Você vai precisar de um peça da barriga do salmão, eu já comprei limpa, mas sai bem mais caro, caso você queira economizar, terá um pouco mais de trabalho, mas pode compensar pelo preço, ontem quando comprei esse salmão, saiu R$56 o Kg, enquanto a peça com pele e aquela espinha inconveniente, saia por coisa de R$28.
Se você optar pela mais barata, pra limpar basta passar uma faca bem afiada rente a pele e depois tirar as partes brancas que sobram na carne e com um pinça, tirar as espinhas.
Depois corte o salmão em cubos (que não precisam ser muito pequenos).



Pique cebola e cebolinha, a quantidade depende do tamanho do salmão, mas pela foto da pra ter uma idéia. Moa (que palavra feia, haha) pimenta do reino e noz moscada. Esprema um limão em tudo isso e acrescente mostarda Dijon, que por acaso eu descobri que não tinha em casa, então usei uma colher pequena dessa mostarda em grãos da foto e um pouco dessa outra que é com Curry e mel, que minha irmã trouxe de presente da Italia e é deliciosa, mas as duas são mostardas bem fortes, por isso coloquei bem pouco.
E seu Tartar está praticamente pronto, só falta deixar ele descansar um pouco na geladeira pra dar tempo de absorver o gosto dos temperos.

Achei que super combinou com o gosto do Radicchio, que é mais amarguinho. Também usei escarola, alface americana e finíssimas lascas de abobrinha e pepino.

Eu ia incluir guacamole, que eu acho que cai muito bem com salmão, mas o bonitão do abacate não quis ficar maduro.

Ah, quase esqueci. Não coloquei ai no prato, mas uma parte do salmão eu fiz sashimi, que né? É vida!

Um comentário:

  1. Nossa, muito boa a dica. Parece ser uma delicia! Não vejo a hora de fazer aqui em casa...

    ResponderExcluir