16.3.09

Panelas de barro




Desde que me conheço por gente, essas panelas de barro enfeitam as prateleiras de casa (enfeitam e só, porque não me lembro de ter visto alguém usa-las alguma vez, apesar de ter certeza de que algum dia, alguém as usou muito).
Puro charme!



Mas dia desses, fui fazer o almoço como de costume; arroz, feijão, carne de panela com batatas, um espinafre e tal, e a sugeriu: por que você não usa a panela de barro? É mesmo, por que não?
E lá fui eu. Não nego que é uma maratona fazer feijão em panela de barro. Demora o dobro do tempo, se não o triplo. Afinal, um dia antes já tive que deixar o feijão fervendo por umas 2 horas, e no dia seguinte, deixei por mais uma hora mais ou menos. Alem de depois, refogar com a cebola alho, linguiça e afins. Mas super vale a pena! O feijão fica com gosto de comidinha de fazenda. E o cheiro que solta pela casa também é bem diferente de quando você faz com a panela de pressão. A gente também tentou fazer arroz em uma outra panela de barro. Mas não deu muito certo, a panela estava rachada e vazou óleo no fogão inteiro.
Essa voltou pra prateleira só como enfeite mesmo.

2 comentários:

  1. Hum! Adorei a ideia do "tem la em casa", tenho mta mania de tirar foto das minhas coisas tb!
    Os objetos dizem mtas coisas sobre nós, nos vários sentidos da frase, rs.

    ResponderExcluir
  2. Ludi, eu me lembro de visitar as primas (você ainda era anjo do céu) e comer comida destas panelas (acho que menos da vermelha). Das outras me lembro bem. Inclusive, minha memória (pode ser viagem) mas era de que a Vera só cozinhava nessas panelas. Criança é assim, ve uma coisa e acha que é sempre assim. Bjo.

    ResponderExcluir