17.12.08

Bolinho de Bacalhau


A primeira vez que eu fui fazer bolinhos de bacalhau, pesquisei na internet várias receitas, e a maioria delas eram complicadas de fazer ou tinham más "qualificações". Mas por fim, encontrei essa, que perto das outras receitas, parecia ser simples até demais, desconfiei. Mas mesmo assim, lá fui eu testar. E saiu incrível.
Agora que já fiz algumas vezes, pude dar meu toque ali e aqui, e a receita é ótima, então, quem estiver procurando, essa eu garanto que funciona sem complicações!
Aí vai:

Ingredientes
400g de bacalhau
400g de batata
4 colheres de sopa de farinha de trigo
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
1/4 de xícara de azeite
1 xícara de chá de salsinha e cebolinha picados
1 colher de sopa de sal
1 colher de chá de lemon pepper (pode ser substituído por pimenta do reino)
Ovos e farinha de rosca pra empanar
Óleo para fritar

Dessalgue o bacalhau: O bacalhau seco é sempre muito salgado, por isso é necessário deixá-lo de molho em água por algumas horas, tomando o cuidado de trocar a água de tempos em tempos. Portanto ponha o bacalhau em uma tigela com muita água e troque-a a cada hora. Repita essa operação durante umas 5 horas. Se preferir, deixe o bacalhau na agua de um dia para o outro.

A receita: Em primeiro lugar, descasque as batatas, corte em rodelas e em uma panela grande, cubra-as de agua e leve ao fogo.
Coloque o bacalhau em uma panela funda com água até cobri-lo e leve ao fogo para ferver por uns 5 minutos. Retire, deixe escorrer em uma peneira e esfriar e depois desfie-o com as mãos.
Em outra panela, refogue com um fio de azeite a cebola e o alho até que fiquem dourados.
Misture com o bacalhau, adicione o restante do azeite e leve ao fogo por uns 5 minutos mexendo.
Retire do fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, espete uma batata com o garfo pra ver se ela já esta molinha, se já estiver é só escorrer e amassar.
Acrescente ao bacalhau, a farinha, a salsinha, a cebolinha e misture. Junte com as batatas (já amassadas), coloque o sal e o lemon pepper e misture tudo muito bem. Prove pra saber se esta bom de sal, já que isso vai de cada um, eu sempre acabo colocando um pouco mais na hora.
Feito isso, a massa esta pronta.
Colocando a mão na massa: Faça os bolinhos na forma e tamanho que preferir. Eu sempre faço misturado, algumas bolinhas e alguns "compridinhos" que parecem kibes. Passe todos eles na farinha de rosca. Depois passe no ovo e na farinha novamente e estão prontos para fritar.

Opção: Você pode fazer os bolinhos sem passar no ovo e frita-los normalmente. As duas formas funcionam, mas com o ovo ficam com uma casquinha crocante que eu, particularmente prefiro.

Dica: Na hora de enrolar os bolinhos, molhe as mãos evitando que a massa grude nas mãos.
Dica 2: Antes de enrola-los, deixe a massa por mais ou menos uma hora na geladeira. Isso a deixará mais firme facilitando o manuseio.

Pra fritar: Acho que todo mundo sabe como fritar, mas... se alguém não souber, é só colocar em uma panela funda, uma quantidade boa de óleo (o suficiente pra cobrir os bolinhos), leve ao fogo e deixe esquentar em fogo alto. Jogue um palito de fósforo no óleo, e quando ele acender, o óleo já esta bom pra fritar. Retire o palito, ponha em fogo médio. Frite de 2 a 3 bolinhos por vez, dependendo do tamanho da panela até 4 ou 5.


Sirva com limão e claro, cerveja gelada!

Um comentário:

  1. Queremos novas postagens, Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens,Queremos novas postagens. URGENTE!!!!!

    ResponderExcluir