13.10.10

Macarrão ao pesto (quase) Genovês.


Meu macarrão preferido sempre foi ao pesto, talvez por ele ser a mistura dos ingredientes quase indispensáveis pra mim em qualquer receita: azeite, alho, manjericão e parmesão; talvez por ser verde, hahaha.
Essa receita é uma variação do pesto Genovês, com algumas exceções: nozes em vez de pinole, não vai queijo Pecorino (por que não tinha mesmo, se não eu colocaria), e também não vai nem vagem nem batatas.

Eu não sei exatamente a quantidade de cada ingrediente, mas o que eu fiz agora, daria pra 3 pessoas e é mais ou menos assim:


Num pilão, coloque um pouquinho de sal grosso e amasse 1 dente de alho. Acrescente bastante folhas de manjericão. Faça movimentos circulares com o pilão para amassar as folhas até que elas se reduzam a um caldo grosso, junte um bom parmesão ralado na hora (+ou- o dobro da quantidade que você tinha de manjericão, alho e sal amassados), junte bastante azeite extra virgem, (uns 100ml?... realmente não medi nada), e por ultimo, quebre algumas nozes no seu pesto.

Nisso, a agua do macarrão (que no caso foi o spaguete da Divella) provavelmente já ferveu, coloque o macarrão nela se você já não tiver feito isso, e enquanto espera, separe uma frigideira grande com o pesto nela.
Antes de escorrer o macarrão, tire uma concha da agua e junte ao pesto na frigideira, ela servirá pra aquecer sem oxidar o azeite e as folhas de manjericão.


Escorra o macarrão e junte ele ao pesto, sem acender o fogo, trabalhe bastante a massa no molho.
Pronto, agora é só servir com mais um fio de azeite e parmesão ralado por cima.


E apesar de ela não estar tão verde quanto eu gostaria, eu garanto que o sabor estava bem fiel.

3 comentários:

  1. O macarrão que eu vou comer daqui pra sexta.
    No meu laboratório-cozinha.
    Seguindo sua receita.

    ResponderExcluir
  2. O gato vai na receita tb???? rsrsrs...
    Bjos Ludi =0*
    Sdds!!!

    ResponderExcluir
  3. Huuum, eu provei e aprovei!!é uma verdadeira delícia...

    ResponderExcluir