Se tem coisa melhor que risoto, por favor me apresente, mas vai ser difícil me convencer, viu?!
E quem já fez, sabe que é facinho. E pra ficar digno de restaurante, (aliás, dependendo do restaurante, fica bem melhor), basta ter os ingrediente certos e de boa qualidade (nada de comprar queijo ralado de saquinho heim?!).
Risoto se inventa! Você escolhe aquilo que gosta, combina com o que gosta mais ainda e bem provável que vire um prato delicioso. E essa versão não foi diferente, juntei o o limão siciliano com o camarão (com certeza alguém ja fez isso) e descobri que eu nunca mais vou gostar tanto de camarão se não for acompanhado do limão siciliano, sério, nasceram um para o outro.
E como faz? Fácil! Anota aí:
Você vai precisar de:
1/2 garrafa de vinho branco seco
3 copos americanos de arroz para risoto (eu uso o Carnaroli, mas também pode-se usar o Arbório)
1 Cebola
1 Talo de salsão
Erva doce (a mesma quantidade do salsão)
100g Manteiga
300g de queijo parmesão ralado
500g de camarão limpo (peça para limpar na hora e leve para casa os restos como cascas e rabinhos para preparar o fundo, não utilize as cabeças)
1 ou 2 limões sicilianos, dependendo do tamanho
Sal e pimenta do reino
Fundo de camarão: doure levemente as cascas do camarão, coloque mais ou menos 1,5l de agua e metade da cebola, do talo de salsão e da erva doce picados grosseiramente, um dente de alho inteiro, e grãos de pimenta do reino. Se tiver tomilho, alecrim, louro e cravo, pode usar também, isso aromatiza o fundo, mas cuidado para não exagerar. Leve ao fogo por 40 minutos sem deixar ferver. Faça isso antes de começar qualquer coisa, você vai usar essa base para preparar o risoto. Se você fizer qualquer outra receita de risoto, você vai precisar disso, mas vai variar os ingredientes, só vegetais por exemplo ou juntar ossos e cartilagem se for um risoto de frango, etc...)
Com a base acima, sem os camarões, você faz qualquer risoto. O mais comum é usar cebola, cenoura e salsão.


Até sentir que o arroz esta al dente, precisa provar mesmo. Acerte o sal e a pimenta do reino, junte o queijo ralado mas reserve uma parte para colocar no prato, rale a casca do limão (reserve um pouco para decorar também) e depois com uma peneira em baixo, esprema ele inteiro. Desligue o fogo, misture bem, coloque uns pedacinhos de manteiga espalhados por cima e tampe, deixe uns 5 minutos descansando.
Enquanto isso, aqueça bem uma frigideira e salteie o restante dos camarões (já temperados com sal e pimenta do reino) em um fio de azeite. Isso deve ser jogo rápido para não ressecar e endurecer a carne, mas vai depender do tamanho dos camarões.
Não sei se eu não acabei escrevendo muito e ficou parecendo difícil ou confuso, haha
Mas pode acreditar, é bem fácil de fazer e de agradar!
Bom apetite! =)
Este foi pra mim uma surpresa e tanto!! Cheguei em casa com fome e encomtrei a Nana (Ludi)com a Jô(sua irmã), preparando o tal risoto de camarão...Huuuum, acho que não precisa dizer mais nada, né???
ResponderExcluirhahaha, thanks mom.
ExcluirPrecisamos fazer mais isso!
Nossa, parece ser delicioso, vou me atrever a fazer aqui em casa. rsrsrs...
ExcluirE moça, parabéns pelas fotos, excelente qualidade, viiuu?
Muito obrigada!
ExcluirPode fazer que esse é tiro e queda...rs
=)
Ahn que delícia.. Nessas horas eu tenho muita raiva de ser alérgica a camarão.. :(
ResponderExcluirParece muito delicioso..
E concordo com você.... Não tem nada mais gostoso do que risoto!!!!! :)
beiJUs
http://feiffercereja.blogspot.com.br/
Nossa Ju, que tragédia!!!!
ResponderExcluirMas vc tem alergia a lula tb? Certeza que fica bom!!
Saudades de vc flor!
Bjão
Ótimo o seu blog, parabéns pelo bom gosto e didatismo.
ResponderExcluirOportunamente tentarei fazer esse risoto.
Uma pergunta: em geral, onde você compra os ingredientes básicos para as suas receitas? E quando precisa algo especial, importado por exemplo, rem algum estabelecimento de sua preferência?
Muito obrigado,
abraços!
Oi Jamil,
ExcluirQue bom que vc gostou, é tão raro comentarem por aqui que eu fico felicissíma quando eu leio "um novo comentário aguardando moderação" rs
Olha, geralmente eu compro tudo no mercado mesmo, no Mambo ou no Pão de Açucar. Mas volta e meia eu goto de ir a zona cerealista, lá é fantástico pra se comprar queijos, castanhas, vinhos, enfim, um montão de coisa bacana e mais barata, mas é tanta tentação que a gente sai de lá um tanto mais falido, hahaha
Eu que agradeço, de verdade!!!
=)
Abraços