14.2.11

Filé de Saint Peter ao molho Beurre Blanc


Que saudades imensa disso aqui, queria muito conseguir postar todos os dias, mas ultimamente ta assim, sabe? Tempo apertado, e quando sobra, sempre tem outras coisas que há tempos to querendo fazer e acabam tomando a frente, mesmo por que pra postar, preciso tirar as fotos, escolher, pensar...

Almoço de domingo pra dois.
Minha geladeira tava assim, você abre e ela tenta te sugar, de tão pouca coisa que tinha dentro. Ai tinha esse filézinho de peixe que minha mãe já tinha deixado temperado, e a intenção era comer com uma saladinha, uma coisa bem verão, light. Mas de salada só tinha tomate....podre!


Então achei umas batatas e o espinafre no fundo do congelador. Queria fazer um molho tipo creme azedo com creme de leite, mas não tinha o creme, Então revirei meu livrinho de receitas de molhos e achei esse, que era um dos poucos possíveis de se fazer com o que tinha aqui em casa. Dei uma incrementada na medida do possível e  no fim, é um molho delicioso e simples, que se faz assim (a minha versão):

Você vai precisar de:
1 cebola grande picada
50 ml de vinho branco seco
Suco de 1 limão
Um pouquinho de vinagre
+ ou - 50g de manteiga em cubinhos
Ervas como: salsinha, cebolinha, um pouco de manjeiricão e alecrim
Pimenta rosa (se quiser)


E se faz assim:
Junte numa panela todos os líquidos, a cebola,  as ervas e a pimenta, deixe ferver até reduzir o liquido em 2 colheres de sopa,  junte a manteiga  aos poucos e mexa com vontade, cubinho por cubinho. Acerte o sal e coloque pimenta do reino. Sirva em seguida.



E pra refrescar um pouco, nessa sauna que parece São Paulo ultimamente, suco de amora com manjeiricão.
Achei no congelador um saco de amoras congeladas, e não sei por que, pensei que combinaria com manjeiricão, arrisquei...coloquei um pouco de mel pra adoçar, e não é que fica muito bom?!




Agora, quem achou a mistura esquisitona, e que manjeiricão só se coloca em comida, pode tentar uma hortelã, né? Fica a critério...


No fim, é até uma coisa meio redundante aqui no blog esses almoços no quintal, purê de batata e filé de peixe. Mas tem coisa melhor num dia ensolarado?? Acho q merece repeteco, sempre!!!

2 comentários:

  1. Pois é, Jansen, nem queira saber pra não ficar com mais vontade ainda...eu estava lá e me deliciei!!o peixe sequinho e firme, feito na frigideira sem nenhuma gordura e, os acompanhamentos, perfeitos, especialmente o molho!! e o suco? Huum, nem sei definir...talvez como de um sabor: surreal!!!

    ResponderExcluir